contato@dralauraohana.com.br    |   

Bolo Integral de Banana

Dia desses vi uma postagem de bolo de banana no feed do @roledevegano (que aliás, ô perfil pra ter receita boa!). E eu lembrei que eu não costumo fazer porque as crianças aqui não gostam (sabe como é mãe, né?!... a gente até esquece de fazer o que a gente gosta mas eles não...). Mas aí olhei pra fruteira... mil bananas já se despedindo dessa vida... e falei "preciso de bolo de banana" mesmo!

Então resolvi fazer essa versão 100% integral (bolo de banana combina com esse negócio de 100% integral, né?) e bem prático.

Vamos lá:

Você precisa de:

- 5 a 6 bananas maduras (3 pra massa e 2 a 3 pra colocar por cima)
- 3 xícaras de farinha de trigo integral
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1 pitada de sal
- 1 a 2 colheres de sopa de canela em pó, ou mais, a gosto.
- 1 e 1/2 colher de sopa de fermento
- 3 a 4 colheres de sopa de linhaça
- 1 e 1/2 xícara de água (ou um pouquinho mais se ficar espesso)
- 1/3 xícara de óleo

Em um refratário misture os ingredientes secos: farinha, açúcar, fermento, sal, canela.

No liquidificador coloque 3 bananas, a água, o óleo e a linhaça. Bata até ficar homogêneo (se ficar muito espesso pode acrescentar mais uma meia xícara de água - mas atenção pra dica abaixo!).

Misture o conteúdo do liquidificador com os ingredientes secos.

Lembre-se: a consistência do bolo vegano é pastosa: sempre um pouco mais espessa que a do bolo convencional. (Demorei pra aprender isso!)

Em uma forma untada com óleo e farinha despeje a massa e por cima coloque as bananas cortadas ao comprido e jogue um pouco de açúcar com canela por cima (eu acabei jogando o açúcar demerara com canela que tinha sobrado da confecção das rabanadas do fim do ano, por isso ficou mais clarinho, mas o mascavo também funciona.)

Leve ao forno até assar (espetar o palito e sair sequinho). Quando desenformar, deixe suas lindas bananinhas na parte de cima.

Gente, um bolinho desses no lanche! Que delícia!

Faz aí e me conta o que achou!

Laura Ohana - Doctoralia.com.br