contato@dralauraohana.com.br    |   

Você sabia que seu filho querer você até quando dorme é instinto de sobrevivência?

Você entende por que seu filho só quer dormir com você? Se coloca no berço, ele acorda... Se já é maiorzinho, vai sempre pra sua cama...

A explicação é simples e está bem diante dos nossos olhos.

Você sabe que a espécie humana é uma espécie animal que faz parte da natureza, certo?

Assim como os leões, os macacos, as galinhas, as vacas, os pássaros, os javalis, somos animais.

E a nossa espécie foi geneticamente selecionada principalmente no momento em que vivíamos em contatos mais direto com a natureza. Lembra de História e Biologia? Na época do homem das cavernas em que andávamos por aí; na época em que vivíamos no campo, plantando e colhendo; ou até na época em que começamos a nos organizar enquanto sociedade.

Agora imagina um filhote de leão, de vaca, de galinha, de zebra... Onde é que eles dormem? Grudadinhos na mamãezinha deles, certo?

E por que eles dormem grudadinhos? Por um motivo simples. Se você deixa um filhote dormindo sozinho na selva, esse filhote é presa fácil. É devorado em pouco tempo e os seus genes não passam para as gerações seguintes.

Agora imagina um grupo de humanos vivendo no meio da selva?! Onde vc acha que o filhote vai querer dormir? Aninhado junto ao corpo da mãe ou de baixo da uma árvore onde não consiga ver seu bando? É lógico que ele vai querer ficar bem grudadinho na mãe (onde ele passou 9 meses). E é por isso que os bebês, quando estão longe de suas mães choram. É por isso que eles querem colo o tempo todo. Por isso que querem dormir junto.

Na época em que nos definimos enquanto espécie não existia quarto ao lado. Não existia o berço da criança e a cama da mãe. Existia uma unidade mãe-bebê que andavam juntos pra onde fosse que a mãe andasse... caso contrário, o bebê estaria abandonado e viraria alimento de predadores.

"Ah, Laura! Mas hoje em dia as crianças estão seguras no quarto ao lado. Elas precisam aprender isso desde cedo!"

Amores, quem precisa aprender alguma coisa logo cedo somos nós, adultos. Precisamos aprender que nossos filhos, assim como os filhotes de outras espécies, esperam de nós proteção, e assim como os filhotes de outras espécies buscam o tempo todo a figura materna. 

E isso, definitivamente , é normal e é muito saudável! É essa busca dos bebês pelas mães que nos fez chegar até aqui enquanto espécie.

"Poxa! Mas os filhotes de outra espécies não ficam grudados nas suas mães até 7-10 anos de idade! Eles não vão aprender nunca a ter a sua própria independência?!"

Entao, vamos lá: os filhotes de outras espécies já nascem andando; com 1 ano de idade já são adolescentes e com 2 anos já são adultos. Os filhotes de outros mamíferos tendem a viver no máximo até 20 anos de vida. Mas os filhotes da nossa espécie nascem completamente dependentes de um adulto; aprendem a andar com quase 1 ano de vida; começam a adolescência pelo menos aos 10 anos e estão programados para viver 80 a 100 anos.

Então, querida mamãe, papai ou adulto que cuida de uma criança, entenda a nossa natureza humana, pra entender a natureza do seu filho. E compreenda que tudo isso que te falaram que é manha, birra, apego, nada mais é do que a natureza dos nossos filhos.

Lutar contra a natureza dos nossos filhos é como remar contra a maré. Vai te desgastar o não vai gerar resultados. Tudo isso passa com o amadurecimento da criança. O apego diminui, a criança amadurece, e a infância, que só dura esse primeiros 10 a 12 anos da vida da criança, vai embora.

Não tenha pressa, não...

Vamos parar de lutar contra a natureza e aproveitar as delícias que esse apego, que não dura a vida toda, pode nos trazer.

Laura Ohana - Doctoralia.com.br