contato@dralauraohana.com.br    |   

Por que você não deve bater no seu filho?

Primeiro porque você não pode. E isso é lei.

É proibido bater em crianças. Da mesma forma que você não pode bater em uma mulher, em um idoso ou em qualquer outros adulto, ou mesmo em um animal, você não pode bater em crianças. Violência contra criança é crime. Mesmo que só uma palmada. (Lei 13.010 de 2014 - Lei Menino Bernardo).

Mas existem outros motivos pelos quais ninguém deveria pensar em bater em uma criança:

Bater é uma forma física de violência (existem outras formas de violências emocionais). Quando se bate em um filho estamos ensinando a ele que ser agressivo quando algo foge ao nosso controle é normal. Estamos ensinando que bater e agredir é permitido (e não ache estranho quando ele achar normal bater no irmão ou no coleguinha. Ou quando for um adulto se envolver em diaputas físicas na rua).

Quando batemos, ensinamos que se descontrolar é normal. Imagine você que seu chefe faz algo que te irrita. O que você faria? Se controlaria pra ter uma resposta educada para ele? Ou bateria/chingaria o seu chefe?
Se a sua resposta foi a primeira, eu tenho outra pergunta: por que você consegue se controlar pra lidar com uma pessoa com quem você só tem uma relação profissional, mas não consegue se controlar pra lidar com a pessoa que você mais ama no mundo e por quem voce daria a vida? Tem algo de errado aí, concorda?

Quando você bate em uma criança (pra educar em nome do amor), você ensina que tudo bem ela apanhar de quem a ama. Já imaginou sua filha, que foi acostumada a eventualmente apanhar de você (que a ama e batia só pra ensinar alguma coisa) achando normal apanhar do companheiro? Ou achando normal ser agredida e humilhada pelo chefe? Dói, né?
Já imaginou o seu filho batendo na companheira (porque aprendeu que amor e agressão podem andar juntos)? Não sei se é isso que você quer ensinar...mas se você bate no seu filho, é isso que você anda ensinando...
Então não associe seu amor a violência. Amor só pode andar junto do respeito. E nada mais.

Bater em criança é covardia. Olha o seu tamanho e olha o dela. Olha de fora essa cena em que você agride o seu filho (mesmo que "de levinho"). Já reparou no medo que ele fica. E se não sente medo, talvez já esteja no estágio de endurecer os sentimentos pra não sentir o que o faz sofrer... o que me parece ainda pior. Não ligue a sua imagem ao medo... ou à indiferença. Você é mãe/pai. É referência maior de amor.

Bater no seu filho separa você dele. Com o tempo, seu filho nao agirá mais da forma que não deve, apenas por medo de você. E não porque aquilo que está fazendo está errado. Grande chance de ele só não fazer mais na sua frente. Mas fazer de tudo pra fazer escondido de você. Ou seja: o problema não é o que foi feito, mas sim ser pego fazendo aquilo.

Quando você bate no seu filho você ensina a ele que pode ser perigoso se abrir com você. E caso ele sofra algum abuso, é bem provável que ele não te procure pedindo ajuda, por medo de apanhar. Passará a ser uma vítima mais fácil de abusadores.

Amig@, eu sei que você ama seu filho. E que não queria bater nele. Mas se ainda bate, é por que não está encontrando outra forma de agir.

Presta atenção em uma questão. Primeira forma de parar de agredir seu filho é entender de uma vez por todas que bater não é uma opção.

A partir daí, você vai procurar formas de se equilibrar emocionalmente para respirar e não agredir. E procurar outras formas de educar. Existem muitas. Você não sabe por que provavelmente também foi uma criança que apanhou.

Então, se você foi essa criança agredida, me dá aqui um abraço. Que eu espero do fundo do coração que você cure suas feridas emocionais para não ser a pessoa que causará feridas no seu filho.

O caminho pra uma educação respeitosa é longo. Mas o primeiro passo é a vontade de mudar.

Vamos juntos!

Laura Ohana - Doctoralia.com.br