Peito resolve tudo
Resolve mesmo! Quem amamenta sabe!
Bebê tá com fome? Peito.
Tá com sono? Peito.
Caiu, bateu a cabeça, fez dodói? Peito.
Tá agoniado com alguma coisa que não dá pra resolver? Peito.
Tomou vacina e doeu? Peito.
Chorou e não sabe por quê? Peito também.
É isso mesmo, gente. Quem amamenta sabe. Peito resolve quase tudo.
Peito, além de ser fonte de nutriente pros nossos pequenos, é também um grande aliado pra ajudar o bebê a se acalmar em tantas outras situações.
Não nega peito pro seu filho, não. E não critica a livre demanda alheia também não, tá?
Bebês não mamam só por fome. Bebês mamam pra se confortarem também. Mamam pra ajudar a regular as emoções. Mamam pra diminuir a sensação de dor. Mamam pra se acalmarem e dormirem.
Você adulto, quando está nervoso, talvez tenha um hábito que ajude a acalmar, como beber uma água, tomar uma xícara de chá, apertar alguma coisa macia, balancar as pernas, respirar fundo... sei lá. Você deve ter o seu hábito que é regulador emocional pra você.
Então! O bebê, esse recém chegado ao mundo, que ainda se assusta e se angustia com inúmeras coisas que ainda não conhece, também tem. Sugar acalma demais as criancinhas. Então, na dúvida, mamãe pode dar peito que tá tudo certo.
Mas até quando?
Até quando bebê e mamãe quiserem.
Segundo o OMS e a sociedade Brasileira de Pediatria, aleitamento materno deve ser exclusivo até 6 meses e se manter junto a introdução de outros alimentos até pelo menos 2 anos.
Mas não tem idade pra acabar, não, hein?! Então, dá pra ter criança grande, que anda, fala, tem um monte de dente na boca, mamando peito também. E a opinião dos outros é só a opinião dos outros. Estando tudo bem pra bebê e mamãe, tá tudo certo!
E aí, mamães. Como é aí na sua casa? Peito anda resolvendo muita coisa por aí também?
27 de Abril de 2022