contato@dralauraohana.com.br    |   

Por que a pressa de educar seu filho?

Ei, moça! Ei, moço! Tá correndo por que?!

Tá aí tod@ esbaforid@ e desesperad@ por que a criança não tá se comportando como o mini adulto que você gostaria que ela fosse?

Ei! Para! Calma aí!
Deixa eu te contar uma coisa: tá com expectativas irreais do seu filho, viu?

Seu filho é inteligente. Eu sei... eu sei que ele já entendeu o que você já falou pra ele mil vezes. O que acontece é que ele ainda não tem maturidade emocional pra conseguir realizar esse tanto de coisa que estão mandando ele fazer.

Aí fica você aí... exaust@... dando murro em ponta de faca... sem entender por que o seu filho não obedece, se o do vizinho é tão obediente (só um adendo: o filho do vizinho não é comportado, não... são seus olhos que não param de enxergar a grama do vizinho mais verde que a sua).

Então, vamos fazer o seguinte? Acalma seu coraçãozinho, pára, respira e olha pro seu pequeno... Bonitinho né? Tão esperto, inteligente! Puxou você!... mas ele não é você, tá bem?

É um outro ser humano em um corpinho de criança, com um cérebro que ainda vai ter muuuuuitos anos pela frente até aprender a lidar com as suas próprias emoções.

Então, se acalma e se conecta com seu filho. Presta atenção no que ele está te pedindo com esse comportamento intempestivo dele. E ensina através do exemplo:

Quer um filho tranquilo? Fala baixo com ele.

Quer um filho que não bate? Então não bate também.

Quer um filho que estude? Senta do lado dele e conte histórias ou leia de forma divertida.

Quer que ele saia do celular? Então sai você também e dedica mais tempo a estar com ele.

E aí, Laura? Se eu fizer tudo isso ele vai ser um filho exemplar?

Não, amore. Ele vai ser um filho que está registrando na sua mente de criança, através do que vê, as melhores formas de agir. E assim, conforme o tempo for passando, pouco a pouco, ele vai se alinhar com tudo aquilo que viveu.

Mas sem pressa, tá?

Filhos são como árvores. A gente semeia, rega, cuida sabendo que, lá na frente, bem na frente, os frutos vão surgir.

Bora ter paciência com a infância? Quem vem comigo?

Laura Ohana - Doctoralia.com.br